COOPERAÇÃO EUROPEIA PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL – SHOUTOUT4SDGS

O projeto SHOUTOUT4SDGs é financiado pelo programa Erasmus+. Estudantes do ensino superior em qualquer área são encorajados a juntarem-se a este projeto para dar o seu contributo para construir, coproduzir e melhorar conteúdos já existentes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os participantes irão integrar um grupo de estudantes motivados e dedicados, oriundos do Reino Unido, Hungria, Itália e Portugal. Os participantes irão explorar juntos como se pode criar uma ligação explícita entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o mundo do trabalho e o ensino superior.

Para participar, é necessário estar a frequentar um curso de licenciatura ou de grau superior, ou ter terminado o curso em 2019. São bem-vindos participantes de qualquer área – desde as ciências sociais às engenharias – acreditamos que abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de uma perspetiva multidisciplinar é essencial para estabelecer todas as ligações possíveis e clarificar as metas a atingir.

Este projeto é uma parceria entre a Ambios Ltd. (Reino Unido), a Barn Owl Foundation (Hungria), a Ambios Portugal (Portugal), a Universidade de Pádua (Itália) e a Universidade de Évora (Portugal). As universidades de Southampton (Reino Unido) e ELTE (Budapest, Hungria) também estão associadas ao projeto.

O QUE ESTA EXPERIÊNCIA OFERECE
 

  • Explorar os ODS da ONU através de exemplos práticos;
  • Trabalhar com uma equipa motivada e internacional da Hungria, Reino Unido, Itália e Portugal;
  • Trabalhar em contexto de grupo, desenvolver competências em cooperação e comunicação;
  • Ganhar ótima experiência para o CV;
  • Aderir a uma rede de profissionais e colegas dedicados.

TESTE 1 – O MONTADO DE SOBRO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM CORUCHE, PORTUGAL

De 23 a 27 de setembro em 2019, 22 estudantes de 4 países (Portugal, Itália, Hungria, e Reino Unido) juntaram-se para discutir os ODS da ONU, utilizando o exemplo real e prático do montado de sobro, um dos 35 hotspots de biodiversidade do mundo. A gestão tradicional e uma variedade de atividades de baixo impacto resultam num sistema sustentável, com benefícios quer económicos, quer para a biodiversidade.

Neste período, os estudantes visitaram o museu municipal e aprenderam que a ligação do Homem ao montado já existe há séculos. Tiveram a oportunidade de visitar uma área de montado, aprenderam sobre a economia local e a gestão florestal, e visitaram a indústria corticeira, onde conheceram todo o processo, desde da extração da cortiça até à produção da rolha.

O projeto teve apoio de parceiros locais, sem os quais não teria sido possível esta experiência tão integradora: Município de Coruche, Museu Municipal de Coruche, Observatório do Sobreiro e da Cortiça, A Apicultora e Amorim Florestal.  

Um comentário de um participante do Teste 1:

“Gostaria de agradecer mais uma vez por nos terem proporcionado uma semana tão maravilhosa em Coruche, Portugal, onde tive oportunidade de aprender muitas coisas novas e fazer networking com pessoas interessantes durante todo o processo. Esta experiência tem sido inestimável para mim e para as minhas ambições profissionais, e por isso estou grato. O projeto está muito bem organizado e promoveu muito o pensamento crítico sobre a sustentabilidade, combinado com a história do ecossistema do montado de sobro, e a sessão sobre soluções práticas tem-me inspirado bastante.”

TESTE 2 – OS ODS E RESPONSIBILIDADE SOCIAL: O NOSSO PAPEL NUM MUNDO REFLEXIVO E RESPONSÁVEL

De 6 a 9 de julho 2020, em resposta às limitações da pandemia, os parceiros do projeto transformaram o que seria uma mobilidade presencial numa série de seminários online sobre a responsabilidade social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante as sessões online foram discutidas várias temáticas, desde exemplos da aplicação dos ODS ao mundo do trabalho, até à diversidade de aves como um indicador de alterações climáticas, passando por temas como a urbanização e as alterações de uso do solo, o desenvolvimento da bioeconomia e a esperança no futuro. Também tivemos a oportunidade de ouvir David Ramsden MBA com a sua apresentação ‘Climate and Ecological Crisis? What’s all the fuss about?”, onde fomos confrontados com a dura realidade das alterações climáticas e as escolhas que teremos de tomar para o nosso futuro.

No final de cada sessão, os participantes foram convidados a partilhar questões para promover o debate acerca dos tópicos abordados. Os participantes iniciaram vários grupos no LinkedIn e no Facebook para discutirem os ODS e planearem ações futuras de forma independente.

Os seminários, em média com mais de 40 participantes, foram gravados e podem ser visualizados aqui.

O QUE VEM A SEGUIR?

Durante a semana de 9 a 13 de novembro iremos organizar outra série de seminários online para explorar o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de exemplos de pessoas que estão a contribuir de forma positiva através das suas escolhas, das suas ações e de como vivem as suas vidas.

Brevemente será disponibilizada mais informação. Para receber notícias através de email sobre este evento, pode registar o seu interesse aqui.